quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A importância da Iniciação Científica

Durante uma semana, alunos e professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), estiveram presentes na XVII Jornada de Iniciação Científica que teve como objetivo apresentar os estudos e pesquisas realizados durante um ano de atividades e investimentos. O Programa de Iniciação Científica da UNEB desenvolve a pesquisa acadêmica voltada para estudantes de graduação da universidade espalhados pelos 24 campi no estado. 

Foram apresentados 395 trabalhos em três dias de evento, as apresentações foram divididas em áreas de conhecimento dispostas da seguinte forma: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. 

O Campus III, em Juazeiro, possui quatro cursos de graduação: Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios, Engenharia Agronômica, Direito e Pedagogia, destes o único que não possuiu representação foi o de Direito. Para Fabiana Silva, graduanda do 9º semestre de Comunicação Social, essa é uma oportunidade única: “Exercer esse tipo de atividade aumenta meu interesse e me instiga a continuar as ações de pesquisa sobre o discurso de gênero em revistas científicas, objeto da minha pesquisa.” 

Foto: Ana Carla Nunes  
"O prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na pesquisa"
Essa foi a segunda vez que a estudante participou do evento e a primeira que recebe premiação. Fabiana Silva conquistou o prêmio de segundo lugar na categoria de Linguística, Letras e Artes durante o evento. A estudante/pesquisadora já faz planos para desenvolver ações de estudos voltadas para o mestrado nessa área. “Quero continuar a pesquisa seguindo a mesma linha, e quero entender por que a ciência é tão estereotipada como ‘coisa’ de homem.”, afirma Silva. 

Adriana Mármori, vice reitora da UNEB, afirmou que a instituição exerce um trabalho fundamental e imprescindível no desenvolvimento do estado, já que as pesquisas estão, na maioria das vezes, ligadas diretamente à região em que foram desenvolvidas. “Desenvolver ensino, pesquisa e extensão é uma de nossas missões quanto Universidade.”, completou a vice reitora. Cada uma das categorias teve três ganhadores.


Por: Ana Carla Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário