Atualmente, a educomunicação está dando seus passos
em comunidades e escolas a fim de aproximar as pessoas, reafirmar os direitos
de comunicação, formação de sujeitos por atividades lúdicas e debates em prol
da transformação social. A jornalista e mestre em Educação, Ceres Marisa Silva
dos Santos, trabalhou como coordenadora da Comissão de Estudos Afrobrasileiro (CEAFRO)
e dedicou parte da sua experiência com a área da Educomunicação, idealizada por
Ismar de Oliveira.
Foto: Arquivo pessoal |
“Os resultados de uma ação de Educom é o grande presente.
Ver crianças produzindo programas de rádio, editando, gravando programas,
avaliando programas ou produzindo jornais é algo muito gratificante” – afirmou a
professora.
Suas principais
referências na área são Ismar de Oliveira Soares, Fernando Rosetti, Cicília
Peruzzo, Mario Kaplum, Juan Diaz Bordenave e Paulo Freire. Intercalar
conhecimentos de educação e comunicação são fundamentais para as oficinas de “educom”;
a mestra Ceres cita que a experiência de jornalista, desde a função de repórter
à editora, contribuíram para capacitar jovens para a confecção de produtos
midiáticos alternativos.
A escolha do público é
feita em conjunto e, nas palavras da entrevistada, “o\a estudante é especial,
pois reúne um conjunto de particularidades que precisamos conhecer e respeitar”.
Os maiores desafios estão no espaço escolar, quando professores distanciam-se
da proposta do projeto e não se interessam em envolver-se juntamente com os
alunos; além disso, a falta de equipamento e profissionais que saibam
manuseá-los dificulta nas produções. Ceres Santos selecionou
dentre as suas principais leituras, àquelas que são para si e interessados na
Educomunicação fundamentais para tomar conhecimento adequado do tema:
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Coleção
Polêmicas do nosso tempo. Autores Associados, 2ª edição, 2001.
CEP, Rede. Comunicação, Educação e Participação para uma educação pública de qualidade. 2012
CITELLI. Educomunicação, construindo uma nova área
do conhecimento. Paulinas, 2ª edição, 2011.
FISCHER, Rosa Maria
Bueno. Televisão & Educação, fluir e
pensar a TV. Autêntica, 2ª edição, 2003.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? - Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1982.
PERUZZO, Cicília M.
Krohling. Comunicação nos movimentos
populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis RJ: Vozes.
1998
ROSSETTI, Fernando. Mídia e escola – perspectivas para
políticas públicas. Central de Projetos, Educarte, Unicef, 2005.
SCHAUN, Angela. Educomunicação, reflexões e princípios.
Mauad\Fapesb, 2002.
SOARES, Ismar de
Oliveira. Educomunicação, o conceito, o
profissional, a aplicação. Contribuições para a reforma do Ensino Médio.
PAULINAS, 2ª edição, 2011.
POR: Amanda Santos
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