quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Atividades educativas comemoram o dia da Consciência Negra

Para celebrar o dia da consciência negra, o Núcleo de Arte-Educação Nego d’água (NAENDA) no bairro Quidé, vai realizar apresentações de dança, balé, capoeira, entre outras. O evento acontecerá no próximo sábado (7), a partir das 16:00h, na quadra poliesportiva do bairro. A ação é uma forma de mostrar para a comunidade todas as atividades realizadas durante o ano. O evento espera que cerca de 1.500 pessoas prestigiem as apresentações no bairro Quidé.

O Naenda é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que visa promover discussões junto à sociedade para retirar diversos estereótipos ligados às desigualdades sociais e raciais. Desde 2001 quando a instituição começou suas atividades pedagógicas, grandes resultados puderam ser alcançados, como o prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura. Isso só pode ser possível através de parcerias com o programa Criança Esperança, Governo do Estado da Bahia, Pernambuco, voluntários entre outras entidades.  

Atualmente a instituição trabalha com cerca de 100 crianças e jovens carentes de 7 a 17 anos, através do Projeto Casa da Cultura, que além das oficinas citadas a cima, trabalha capacitando esses jovens em teatro, danças populares, aulas de percussão, capoeira e filarmônica. Além disso, estimulam o hábito da leitura de meninos e meninas por meio do Ponto da leitura – extensão das atividades gratuitas oferecidas pelo Naenda.

Adegivaldo Mota, coordenador técnico do Núcleo de Arte-Educação ressalta que a partir da realização dos eventos, o bairro pode ser visto por membros da sociedade como um lugar enriquecedor e transformador da cultura; “a divulgação do projeto melhorou a autoestima da comunidade a aparição na grande mídia também trouxe uma série de elogios aqui pro bairro”.



Por: Adriane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário