Após três dias de debates,
oficinas, painéis, mesas, feiras e apresentações culturais, o Seminário
Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido chega ao fim,
nessa última quinta-feira. Durante o evento organizações da sociedade civil,
governamentais
como o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Educação de
Juazeiro e Universidades da região contribuíram com as discussões a respeito da
temática de educação contextualizada.
Nesse último dia de debates
foi construída a Carta do Seminário, resultados das oficinas temáticas
realizadas ao longo do evento. Reafirmar que é necessário expandir e aprofundar
os debates, além de construir metas para criar e políticas públicas para
educação contextualizada com o semiárido, aumentar o diálogo com o Ministérioda Educação e secretarias municipais e estaduais, foram algumas das questões
presentes no documento.
A carta foi aprovada por todos
os participantes do evento. Fortalecendo a pauta para além de uma ação pedagógica
utilizada na sala de aula. Educação que respeite e valorize o sujeito e a
realidade ao qual ele está inserindo, precisa ganhar espaços nas propostas dos representantes
públicos, para consolidar essa luta, que vem desenvolvidas por diversos
segmentos, entre eles a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab).
Por: Gisele Ramos
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