quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Educação é a base da nossa formação pessoal

O que é mais importante: ler ou escrever? As duas opções são  fundamentais para qualquer pessoa, é a partir dessa prática ensinada na escola que construímos nosso discurso, auxilia na nossa identidade. Parafraseando a psicóloga e pedagoga argentina Emilia Ferreiro, "a escrita 'de cada indivíduo' não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal".

Pensando nisso, no início desta semana foi efetivado o Concurso de Redação e Desenho na cidade de Juazeiro com o tema "100 anos de alegria no carnaval de Juazeiro da Bahia". Os alunos da Rede Municipal de Ensino interessados poderão participar tanto no quesito desenho ou escrita. Os participantes devem estar matriculados em algum dessas etapas de formação escolar: Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental (4º ano à 8ª série) e Educação de Jovens e Adultos (EJA - da 3ª à 5ª etapa).

A primeira etapa será nas escolas, datado entre 31 de janeiro de 2014 à 05 de fevereiro. Os resultados vão ser divulgados no dia 13 de fevereiro (com três classificados por ano/série) e a premiação no dia 17 do mesmo mês, no auditório da Secretaria de Educação e Esportes.
Logomarca dos "100 anos de carnaval de Juazeiro da Bahia"
Não é interessante? Enquanto as taxas de alfabetismo no Brasil estão em baixa, cidades como Juazeiro mobilizam-se para resgatar a cultura (carnaval tradicional) e a aproximação com a escrita, algo essencial na educação do cidadão e como pessoa no direito de expressão. 

Alguns dizem que os problemas estão no desenvolvimento de base, outros no ensino médio (educadores e/ ou alunos); acredito que nos dois! Ter contato com as discussões de pedagogia dentro da minha família (mãe, tias) e por conhecidos, tomo como meu discurso que as colocações do filósofo e pedagogo brasileiro, Paulo Freire, apontam para possíveis soluções: diálogos (escola-aluno e escola-família), educação lúdica (dinâmicas para o aprendizado), constante pesquisas (novos conhecimentos e debates para sala de aula), entre outros. Educação é a base da nossa formação pessoal.


Por: Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário